Notícias

ANS e ASAP vão analisar programas para melhorar a saúde dos beneficiários dos planos de saúde

27 de novembro de 2015

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e a Aliança para a Saúde Populacional – ASAP, assinaram um acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações e programas de promoção da saúde e prevenção de riscos à doença, capazes de contribuir para a sustentabilidade da saúde suplementar.

Pelo acordo será desenvolvido um plano de trabalho para troca de informações que busquem o desenvolvimento do comportamento proativo dos beneficiários de planos de saúde coletivos para a manutenção da saúde. Também serão investigados programas desenvolvidos pelas operadoras de saúde e seu resultado assistencial e econômico-financeiro (para as empresas e para as operadoras).

A ANS já possui um cadastro que identifica programas de saúde com critérios definidos, cuja análise deverá indicar caminhos para sua execução junto às operadoras e também ao setor corporativo. Será feita uma análise comparativa entre empresas de um mesmo perfil que sofrem a intervenção dos programas de saúde, com aquelas que não possuem esta intervenção.

O termo de cooperação considerou o interesse da ASAP em desenvolver o conceito de gestão de saúde populacional, por meio da promoção de modelo proativo, responsável e centrado no beneficiário para a melhoria de sua condição de doença e preservação da saúde. Também foi considerado o trabalho que a ASAP vem desenvolvendo para compartilhamento das melhores práticas a fim de auxiliar na evolução do sistema de saúde, por meio da divulgação de programas inovadores, operações, medições de resultados e metodologias.

O termo de cooperação entrou em vigor em 20/10/2015 e tem a previsão de duração de 24 meses.

Downloads:
Diário Oficial da União: Clique aqui.
Plano de Trabalho do termo de Cooperação Técnica entre a ANS e ASAP: Clique aqui.
Minuta Termo Cooperação ANS e ASAP: Clique aqui.