Cadernos ASAP

Cadernos Referências em Gestão de Saúde Populacional (GSP) disponíveis para todos

Um dos primeiros frutos da parceria sem fronteiras firmada em 2013 pela ASAP e a Population Health Alliance – PHA, foi a transferência de conhecimento para as Associadas sobre temas relevantes na cadeia de valor de Gestão de Saúde Populacional. Os Cadernos são baseados no Relatório de Diretrizes e Resultados (Outcomes Guidelines Report) da PHA.
O primeiro Caderno, lançado em setembro de 2013, abordou o tema Panorama da Saúde Populacional e trouxe uma síntese dos principais pontos de atenção para a adoção das iniciativas em GSP. Apresentou conceitos e métodos, a importância da atualização da indústria e a importância da mensuração eficiente e ampla de resultados em cada iniciativa para mudar os hábitos de saúde da população assistida.
Neste cenário destaca-se ainda o check-list. Um método desenvolvido com dupla finalidade: a primeira, a exemplo de uma auditoria, é permitir ao gestor identificar lacunas no programa de GSP desenvolvido ou em andamento. A segunda consiste em ajudar na identificação, caso a caso, da metodologia de avaliação ideal a ser adotada.
O segundo Caderno, lançado em abril de 2014, abordou o tema Gestão de Doenças Crônicas e trouxe um conjunto detalhado de informações sobre as chamadas Doenças Crônicas não Transmissíveis – DCNT, que podem ser controladas com mudanças de hábito, orientações e monitoramento dos sintomas. A partir daí, é possível melhorar a saúde, permitindo o autocontrole e ampliando a longevidade das pessoas que sofrem destes males.

O terceiro Caderno, lançado em agosto de 2014, traz um conjunto detalhado de informações sobre programas de Wellness, uma das intervenções propostas em GSP para ajudar indivíduos saudáveis a permanecerem saudáveis. O objetivo dos programas é auxiliar os profissionais que já atuam ou que têm interesse em atuar neste setor com questões sobre desenvolvimento, modelos de atuação, metodologia e indicadores para análise de resultados com foco abrangente no bem estar da população.

O quarto caderno foi lançado em setembro de 2014, abordando o Acesso e Adesão à Medicação. A adoção do uso continuado de medicamentos é uma necessidade associada às doenças crônicas, principalmente quando já detectadas, exigindo do indivíduo um compromisso por vezes difícil de manter, que é tomar corretamente os medicamentos prescritos. A ingestão correta passa por uma estratégia conjunta em que cada agente envolvido entenda a sua responsabilidade na gestão do cuidado dos pacientes, atuando para garantir o uso permanente da medicação e o sucesso do tratamento. Algumas empresas ainda não entendem que às vezes é mais vantajoso distribuir os medicamentos aos seus trabalhadores ou mesmo garantir o medicamento de forma ambulatorial, e não somente quando os beneficiários se encontram internados.

Os cadernos estão disponíveis para os associados da ASAP.