Qualidade de vida

Qualidade de vida

Avaliar a qualidade de vida no trabalho é um importante passo para a gestão de saúde corporativa. Para isso, a ASAP recomenda o questionário para avaliar a qualidade de vida no trabalho o QWLQ-78, desenvolvido e validado por Reis Junior, Pilatti e Pedroso (2011). A metodologia de construção do instrumento foi baseada na metodologia da construção do WHOQOL-100, da Organização Mundial da Saúde. Ao todo foram criadas 78 questões para avaliar os 65 indicadores, divididos em quatro domínios: Físico/Saúde, Psicológico, Pessoal e Profissional. As respostas foram elaboradas em escala Likert.

Foi construído pelo autores Reis Junior, Pilatti e Pedroso um algoritmo do QWQL-78 em planilha eletrônica, que está disponível para auxiliar na obtenção dos índices de QVT.

Para mais detalhes da construção e validação do questionário, os documentos abaixo também podem ser acessados:

Questionário de Qualidade de Vida – QWLQ-78

Qualidade de vida no trabalho:construção e validação do questionário QWLQ-78. DR dos Reis Junior, LA Pilatti, B Pedroso – Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 2012.

Reis Junior, DR dos. “Qualidade de vida no trabalho: construção e validação do questionário QWLQ-78 [dissertação].” Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008)