Notícias

Questionário ajuda empregadores a mapear estratégias e resultados de programas implementados na área da saúde

1 de março de 2018

A Aliança para a Saúde Populacional (ASAP) – em cooperação técnica com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desenvolveu uma pesquisa utilizando a versão brasileira do HSC Health ScoreCard e oferecerá acesso em seu site a esta ferramenta de avaliação sobre programas de saúde desenvolvidos nas empresas.

O questionário foi criado pelo Center for Disease Control and Prevention (Centro de Controle de Doenças e Prevenção), sediado nos Estados Unidos, para ajudar empregadores a avaliar seus planos de intervenção e estratégias de promoção de saúde baseados em evidências observadas nos locais de trabalho.

Além de auxiliar na avaliação das ações na área da saúde, o documento fornece orientações sobre as principais estratégias que os empregadores podem desenvolver a fim de promover um quadro de funcionários mais saudáveis – o que traz, entre os benefícios, o aumento da produtividade e a redução do risco e dos custos associados à saúde dentro da empresa.

Para participar do levantamento, é importante estar atento a alguns pré-requisitos na hora da inscrição. Entre eles, a empresa deve manter – comprovadamente e por um prazo mínimo de 12 meses – um ou mais programas de promoção da saúde e prevenção de doenças para os funcionários; e o respondente deve ser um gestor diretamente envolvido no desenvolvimento e na aplicação desses programas.
Para uma maior efetividade dos resultados obtidos, recomenda-se que sejam formados grupos representativos das diferentes unidades organizacionais existentes na empresa. Essa abordagem coletiva contribui para a precisão das respostas, assim como aumenta o envolvimento dos participantes do grupo, reduzindo o esforço individual de cada um dos membros.

Orienta-se que os grupos sejam formados por pessoas que ocupem os seguintes cargos:
• Membros do comitê de promoção da saúde do local de trabalho
• Gestores de recursos humanos
• Gestores de benefícios/planos de saúde
• Equipe de educação em saúde
• Equipe de saúde ocupacional
• Responsáveis médicos
• Gestores de bem-estar e qualidade de vida
• Coordenadores de promoção da saúde
• Gestores de infraestrutura

Os interessados poderão se inscrever e utilizar a ferramenta no site da ASAP a partir de 01 de março de 2018.

Para acessar a ferramenta HSC CLIQUE AQUI!