ASAP na Mídia

Associação Paulista de Recursos Humanos e de Gestores de Pessoas – Parceria entra AAPSA e ASAP

27 de setembro de 2014

Parceria Entre AAPSA E ASAP Oferece ao Mercado Corporativo Acesso às Informações Inovadoras e Eficientes na Gestão de Saúde dos Colaboradores

Uma nova cultura para a gestão de saúde dos colaboradores, mais vantajosa e competitiva às corporações, passa a ser intensamente disseminada no mercado: a de que as empresas precisam trocar a contratação da cobertura de doença para a contratação da cobertura de saúde.

Duas instituições estão à frente desse conceito. Uma delas é a AAPSA, que reconhece a saúde como um assunto estratégico dentro das organizações e que, com uma adequada gestão pode gerar vantagens competitivas sustentáveis às companhias. Do outro lado está a Aliança para Saúde Populacional (ASAP).

As duas entidades firmaram parceria na semana passada, em São Paulo e unem suas expertises. A da AAPSA, por meio do Grupo Saúde Corporativa e que tem Milva Gois como diretora, discute, orienta e atualiza os gestores de RH sobre a condução deste benefício nas empresas. Já a expertise da ASAP vem da Care Continuum Alliance (CCA), discute, orienta e atualiza os gestores de RH sobre a condução deste benefício nas empresas. Já a expertise da ASAP vem da Care Continuum Alliance (CCA), considerada como de excelência no mundo. A CCA compartilha com a ASAP seus estudos, estratégias e métodos, que são traduzidos e adaptados à realidade brasileira e oferecidos ao mercado corporativo, agora, por meio da parceria da AAPSA com a ASAP.

parceria-asapXaapsa

Presidentes e diretores da AAPSA e ASAP: inovação para o mercado corporativo

‘A meta da ASAP é buscar as melhores práticas de saúde que existem no mundo e trazer para o Brasil, melhorando a saúde dos colaboradores e a longevidade da população’, diz o presidente da ASAP, Paulo Marcos Senra Souza, que é executivo da AMIL.
Todo o conhecimento, estudos e métodos da ASAP estarão disponíveis aos associados da AAPSA. ‘As duas instituições estão somando forças para que possam disseminar conhecimento ao mercado sobre a saúde dos colaboradores, que muitas vezes as empresas não cuidam’, diz o presidente da AAPSA, Waldir Mattos.

Com a parceria firmada, a AAPSA oferece aos associados acesso à informações inéditas e metodologia inovadora sobre gestão de saúde populacional, sem precedentes no mercado de saúde corporativa, e que é, sobretudo, estratégico às organizações. ‘A AAPSA quer ajudar seus associados a fomentar a visão estratégica da saúde dentro das empresas e implantar ações adequadas à sua realidade organizacional’, diz a diretora do Grupo Saúde Corporativa da AAPSA, Milva Gois, responsável pela aproximação das duas instituições.
Ainda segundo ela, os associados da AAPSA ganham muito com essa parceria, que traz aos gestores de RH informações e ferramentas que facilitarão a adoção de uma gestão eficaz da saúde dos colaboradores, contribuindo para a redução dos custos, do absenteísmo e aumento da produtividade.

Explica o secretário da ASAP, o médico Michel Daud Filho, que a mudança de cultura na saúde corporativa tem início na capacitação dos gestores de RH, que precisam aprender a cobrar mais dos planos de saúde contratados que cuidam de seus colaboradores. ‘Para uma gestão eficiente de saúde é preciso que o RH seja treinado pala analisar as planilhas, criticar e cobrar mais eficiência das corretoras e planos de saúde’. Quando os funcionários fazem consultas em excesso e muitos exames pode ser um claro sinal de que a rede credenciada não é boa, e por isso, o colaborador necessita de várias consultas até se sentir seguro com o médico que o atende. Essa rotina acarreta gastos cada vez mais elevados às empresas. O benefício saúde é o segundo maior custo das organizações, perde, apenas, para a folha de pagamento. É neste ponto que a adequada gestão de saúde se faz necessária e estratégica dentro do RH.

Mattos ressalta que o objetivo das instituições, além de aprofundar, debater e apresentar soluções para a gestão desse benefício é aproximar as empresas com a Agência Nacional de Saúde (ANS) para discutir os impactos da regulamentação e os elevados custos da saúde dos colaboradores.

‘As companhias estão distantes da preocupação com a saúde de seus funcionários porque o RH não é formado para a gestão de saúde’, ressalta Souza, presidente da ASAP. Para ele, a parceria entre a AAPSA e a ASAP oferece ganhos para todos os setores produtivos, como o aumento da produtividade do trabalhador, a redução dos indicadores de saúde, o aumento da qualidade de vida da população ativa, que se estenderá na aposentadoria, aumentando o índice de longevidade.

‘A AAPSA se posiciona como referência em gestão estratégica de saúde nas organizações ao pensar na ação conjunta das empresas, fornecedores de serviços de saúde e ANS. Essa parceria foi firmada para oferecer aos nossos associados o que há de mais inovador, moderno e eficiente em gestão de saúde corporativa’, afirma Mattos, presidente da AAPSA.

Os benefícios dessa parceria para os associados da AAPSA já começaram com Congresso Internacional 2014, que tem como tema “Inovação e Resultados em Gestão de Saúde” a se realizar pela ASAP nos dias 9 e 10 de abril, no WTC Teatro, em São Paulo. Veja programação completa no site da AAPSA (www.aapsa.com.br) ou ASAP (www.asapsaude.org.br).

Assessoria de Comunicação da AAPSA
Cibele Buoro Assessoria Jornalística e Comunicação Empresarial
www.cibelebuoro.com.br

Fonte: http://aapsa.com.br/index.php/noticias-aapsa/499-parceria-entre-aapsa-e-asap